Estudantes do curso de Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia”- CAMEAM, cursando a disciplina Linguística II no segundo período, a qual tem como professor Cezinaldo Bessa.
Ao iniciar as primeiras aulas, o professor passou o PGCC, mostrando como iríamos trabalhar durante o período, uma surpresa com a proposta do professor, em que o trabalho prático seria um blog, que de acordo com três partes descritas no PGCC teríamos que fazer postagens de sínteses, análise de música e outros trabalhos. O professor fez questão de organizar o que iríamos trabalhar em cada aula, ao longo, ocorreram alguns atrasos nas datas por conta de alguns congressos que se realizaram na universidade, mas também tivemos aulas adiantadas por falta de professor em outra disciplina, porém nada nos atrapalhou de prosseguir nessa longa jornada de novas descobertas e aprendizagens.
O primeiro que prosseguimos foram alguns textos, como: “lingüística textual” do livro “introdução á lingüística:domínios e fronteiras” de Bentes, que mostra o percurso histórico da Linguística textual; o segundo foi “Princípios de contrução textual de sentidos” do livro “Introdução á lingüística textual: trajetória e grandes temas” de Koch, que trabalha o processo de contrução textual; terceiro foi “A coesão do texto – como se faz a coesão? Procedimentos e recursos da coesão” do livro “Lutar com palavras: coesão e coerência” da autora Irandé Antunes, que enfoca os elementos coesivos e elementos de coerência. Esses textos serviram como base para a primeira avaliação escrita, não foi satisfatória para nós, porque não conseguimos atingir a nota da média que seria 7,0 pontos.
A segunda parte foi a divisão de textos para os seminário, nosso grupo (Cintia Medeiros e Thais Rosendo) foi o primeiro texto que é da autora Irandé Antunes como o titulo “o que é mesmo a informatividade do texto?” , foi prosseguido a leitura, a formação dos slides, porém com alguns erros, pois na data de apresentar a gente se atrasou um pouco e o segundo grupo com o texto “A intertextualidade” do autor Koch foi o primeiro a se expor, após um intervalo demos inicio a nossa apresentação mostrando aos nossos colegas a essência de um da informação, explicando o que era um texto previsível e imprevisível assim concluindo o que seria um texto sem informação e com informação. O grupo em que nossa colega Alane Vidal ficou em outro grupo com o texto “gêneros textuais” também e Koch. O quarto e último grupo apresentaram “O texto e a interação verbal” do autor Fontão.
Como segunda avaliação teve também uma prova escrita com duas questões a primeira teríamos que sintetizar o texto que apresentamos no seminário e outra questão com o texto “coerência textual: um princípio de interpretabilidade” do livro “Ler e compreender os sentidos do texto” de Koch e Elias, essa segunda pergunta tivemos que ler um texto e mostrar quais ou qual o(s) tipo(s) de coerência e que sentido lhe atribuía, pois era o que o texto tratava, tipos de coerência como, a temática, estilística, semântica, pragmática e outras.
olá, meus caros,
ResponderExcluirA meu ver, vocês levantaram um painel de toda a disciplina e deixaram um pouco de lado o relato dos seminários/estudos dirigidos.
Caros alunos,
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita.
Um abraço