quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RELATÓRIO

Estudantes do curso de Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia”- CAMEAM, cursando a disciplina Linguística II no segundo período, a qual tem como professor Cezinaldo Bessa.
Ao iniciar as primeiras aulas, o professor passou o PGCC, mostrando como iríamos trabalhar durante o período, uma surpresa com a proposta do professor, em que o trabalho prático seria um blog, que de acordo com três partes descritas no PGCC teríamos que fazer postagens de sínteses, análise de música e outros trabalhos. O professor fez questão de organizar o que iríamos trabalhar em cada aula, ao longo, ocorreram alguns atrasos nas datas por conta de alguns congressos que se realizaram na universidade, mas também tivemos aulas adiantadas por falta de professor em outra disciplina, porém nada nos atrapalhou de prosseguir nessa longa jornada de novas descobertas e aprendizagens.
O primeiro que prosseguimos foram alguns textos, como: “lingüística textual” do livro “introdução á lingüística:domínios e fronteiras” de Bentes, que mostra o percurso histórico da Linguística textual; o segundo foi “Princípios de contrução textual de sentidos” do livro “Introdução á lingüística textual: trajetória e grandes temas” de Koch, que trabalha o processo de contrução textual; terceiro foi “A coesão do texto – como se faz a coesão? Procedimentos e recursos da coesão” do livro “Lutar com palavras: coesão e coerência” da autora Irandé Antunes, que enfoca os elementos coesivos e elementos de coerência. Esses textos serviram como base para a primeira avaliação escrita, não foi satisfatória para nós, porque não conseguimos atingir a nota da média que seria 7,0 pontos.
A segunda parte foi a divisão de textos para os seminário, nosso grupo (Cintia Medeiros e Thais Rosendo) foi o primeiro texto que é da autora Irandé Antunes como o titulo “o que é mesmo a informatividade do texto?” , foi prosseguido a leitura, a formação dos slides, porém com alguns erros, pois na data de apresentar a gente se atrasou um pouco e o segundo grupo com o texto “A intertextualidade” do autor Koch foi o primeiro a se expor, após um intervalo demos inicio a nossa apresentação mostrando aos nossos colegas a essência de um da informação, explicando o que era um texto previsível e imprevisível  assim concluindo o que seria um texto sem informação e com informação. O grupo em que nossa colega Alane Vidal ficou em outro grupo com o texto “gêneros textuais” também e Koch. O quarto e último grupo apresentaram “O texto e a interação verbal” do autor Fontão.
Como segunda avaliação teve também uma prova escrita com duas questões a primeira teríamos que sintetizar o texto que apresentamos no seminário e outra questão com o texto “coerência textual: um princípio de interpretabilidade” do livro “Ler e compreender os sentidos do texto” de Koch e Elias, essa segunda pergunta tivemos que ler um texto e mostrar quais ou qual o(s) tipo(s) de coerência e que sentido lhe atribuía, pois era o que o texto tratava, tipos de coerência como, a temática, estilística, semântica, pragmática e outras.

Por último, o blog como avaliação prática, como falei no início tivemos que postar alguns trabalhos, que teria determinado número de palavras, data certa e avaliação do professor e ainda nossos próprios colegas também tem que postar comentários com no mínimo de 150 palavras em algum blog dos colegas, de acordo com as postagens, e também dividido em três partes. O endereço do nosso blog é www.medeirosrosendo.blogspot.com, primeiramente nós não tínhamos nossa outra companheira Alane Vidal, mas por alguns motivos ela se juntou com a gente, Thaís e Cintia, a criação faz parte da primeira etapa.  O Primeiro trabalho escrito que fizemos foi uma síntese do texto   "A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto" da autora Irandé Antunes, no texto o enfoque maior é á coesão. O segundo trabalho postado foi um fichamento de resumo do texto “Repensando a textualidade” da autora Maria da Graça Costa Val, que trata dos principais aspectos da textualidade. Ainda como segunda parte a postagem avaliativa foi uma análise musical, na qual cada grupo de cada blog teve que escolher uma música. Escolhemos “Múmias – Biquíni Cavadão”, para nós foi dentre os trabalhos, o mais interessante, a análise seria feita a partir de algum elemento de coesão ou sentido textual da coerência, abarcamos não só alguns elementos coesivos como também os sentidos textuais como intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, informatividade e situacionalidade.

A penúltima parte é uma resenha crítica do livro “A articulação do texto” de Elisa Guimarães que mostra como é formada e como é dada a compreensão de um texto e de seu contexto, por último um relatório expondo o que alcançamos durante o período. O mesmo tem como objetivo concluir a disciplina, como também rever os textos lidos e demonstrar o quanto a disciplina nos proporcionou novos conhecimentos á cerca do texto, ou melhor, da lingüística textual.



2 comentários:

  1. olá, meus caros,
    A meu ver, vocês levantaram um painel de toda a disciplina e deixaram um pouco de lado o relato dos seminários/estudos dirigidos.

    ResponderExcluir
  2. Caros alunos,

    Parabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita.
    Um abraço

    ResponderExcluir