quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Síntese: "A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto" de Irandé Antunes

O artigo "A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto" de Irandé Antunes traz em si um estudo profundo sobre a Lingüística Textual á busca de sua totalidade. Dando enfoque à coesão, do ponto de vista da organização superficial do sentido, da dimensão macroestrutural (todo) e microestrutural (subpartes), da renovação textual como inovação e continuação, da unidade global em unificação de unidades tópicas e temáticas, da relação semântica pressuposta ao texto, da continuidade como interação da unidade do texto,  todas as partes que se ligam em uma construção textual.      
No artigo a autora também enfoca a textualidade que é o envolvimento, a forma de realização da língua,e para que essa prossiga tem que ter o uso da coesão que são unidades que ligam,une os diversos seguimentos que constroem o sentido do texto e traz também um avanço para ele e ela também estar ligada a competência lingüística dos falantes. Para se ter uma coesão é essencial que o texto prossiga uma continuidade, uma seqüência de termos e de idéia que o organizam, deixando-o assim coerente.                                                                                                               Assim um texto não é somente um amontoado de palavras e de idéias, ele tem que seguir uma continuidade de recursos coesivos que o dão sentido, e seguir características que conferem determinadas manifestações lingüísticas, pois um texto tem que ter sentido e um princípio de interpretabilidade. Quando a língua é usada os falantes não produzem palavras ou frases isoladas, pois a mesma é um objeto dotado de sentido.    
A autora também abre um espaço para a discussão do ensino do texto, em que professores do fundamental e médio, que não são graduados e têm certa dificuldade em ajudar seus alunos em questões textuais, mas hoje a Lingüística têm-se ampliado nesta área propiciando aos alunos e educadores melhorias de aprendizagem, mas muitas vezes é o que não vemos, a autora ressalta no final de seu artigo uma pergunta: "O que, de fato, a escola tem querido ensinar?”, abrindo assim uma questão para um novo estudo.
Em suma o texto traz em si um estudo que propícia um entendimento melhor sobre a coesão contida textualidade em geral, um artigo adequado para os professores repensarem a forma como estão passando essas habilidades para seus alunos. 





ANTUNES, Irandé.  A coesão como propriedade textual: bases para o ensino de texto         CalidoscópioVol. 7, n. 1, p. 62-71, jan/abr 2009 © 2009 by Unisinos - doi: 10.4013/cld.2009.71.06

3 comentários:

  1. parabéns por terem conseguido mostrar a essência do texto com uma linguagem bastante simples. A síntese de vocês ficou muito boa!

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  2. Vocês conseguiram nessa síntese dar o ênfoque necessário aos principais fatores responsáveis pela construção de um bom texto,como estava no artigo. Parabéns...

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  3. Com uma certa dose de persistência tudo se consegue... hehe! obrigada =]

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