quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RESENHA CRÍTICA

                     
                 GUIMARÃES, E. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática.88p


Resenha Crítica do livro A Articulação do Texto, da autora Elisa Guimarães


Elisa Guimarães de forma explicativa deixa claro em seu livro, "A Articulação do Texto"  forma como um texto se organiza e a ligação que o mesmo tem com o seu contexto.
Formado não apenas por um amontoado de frases, mas sim por unidades que juntas lhes dão sentido como as palavras que são a sua base. O texto, que é constituído por muitos fatores fundamentais que e intimamente unidos que vai desde a intenção do emissor a mensagem capturada pelo receptor, ele é algo que propaga a comunicação ao meio em que estamos presentes, e nos informa sobre o que estar acontecendo neste meio. Com esta linha de raciocínio podemos dizer que não pode haver um texto sozinho, pois ele deve ser constituído de um todo em que segundo a autora cada elemento que forma o texto depende não apenas de sua forma própria, mas também de seu lugar e de suas relações com o conjunto. Assim pode-se dizer que um texto para estar completo ele depende da sua situação comunicativa, pois o contexto que lhe rodeia é o que o torna pleno, dessa forma um torna-se essencial para o esclarecimento do outro. 
Elisa Guimarães conceitualiza um texto como “um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno” (pag.14), enunciado esse que mostre claramente a presença de um emissor, pois um texto também pode ser determinado como um fragmento, uma frase e até mesmo como uma palavra-frase e não apenas pela junção destes. Com isso o texto é um enunciado objetivo, para que tenha uma significação clara, que vai estar conjunta da coesão e da coerência.  A autora também mostra uma tipologia de textos em que vamos enfocar apenas os textos do tipo, informativo e os textos literários ou ficcionais.
Para Elisa existem “relações que definem a estrutura temática do texto. Essas não se restringem a interação de unidades significativas, mas estendem-se a outros eixos da significação, como: as práticas intertextuais, as operações metalingüísticas, e os procedimentos que asseguram coesão e coerência do texto.” (pag.25).
Temos em mente que os textos trazem a repetição de nomes/lexemas, nomes esses que se referem a expressões já citadas anteriormente. Ao lermos essas expressões nos recordamos do que já foi citado, pois os mesmos estão em um mesmo contexto. 
Em texto um geralmente se tem a presença de “nominações” e “elipse”, onde as primeira referem-se a substituição de um verbo por um nome,e a segunda  o substituto é marcado pela flexão verbal devido o mesmo ser nulo.Vale salientar que para que ocorra a elipse o termo elíptico deve estar transparente em seu  contexto.Para que um texto seja compreensivo a síntese acima é essencial,assim como varias outras.Mencionando a idéia de Elisa a coesão e a coerência são elementos essenciais para a elaboração de um texto assim também como os “elementos lingüísticos” que Forman a” microestrutura do texto” .
No ultimo capitulo do seu livro Elisa se expressa sintaticamente as coordenações e subordinações que são necessárias para a elaboração de um texto, onde esses elementos se unem as relações de “equivalência” e “hierarquia “.
Para Elisa o titulo, o parágrafo e outras partes internas que estão presentes na estrutura de um texto, são fatores de extrema importância para o mesmo, e a autora enfoca bem isso em seu livro a “A Articulação do Texto”. Pois como sabemos um texto é dividido em partes que se completam, e essa completude forma o todo que no nesse caso é o corpo do texto. Com isso percebemos que  há duas hierarquias para essa ordem que são: a forma e o conteúdo.
Em linhas gerais, o livro A Articulação do Texto de Elisa Guimarães mostrar idéias de clareza com relação à organização e a produção de um texto, que é o que realmente chamamos de articulação do texto, que nada mais é que os procedimentos que unem o texto com o seu contexto. Porem o livro no geral traz um grande numero de informações que as vezes tornam-se confusas quebrando a seqüência lógica do texto,o que acarreta dificuldades na compreensão do mesmo.

Um comentário:

  1. Oi! Tudo bem? Devo concordar com diversos pontos citados quanto à leitura de Guimarães, a linearidade do texto às vezes nos parece confusa, o excesso de informações pode ser, realmente, uma das responsáveis por isso, até não havíamos atentado a essa hipótese, o que é bem coerente, rs! Quanto à análise do texto, observamos que os elementos cruciais de seu conteúdo foram citados e discorridos de uma maneira fiel ao livro de Guimarães, o que pode ter contribuído para o desenvolvimento da sua resenha, entretanto, acreditamos que a opinião crítica de vocês poderia, de certa forma, ter sido um pouco mais explicita. Contudo, parabenizamos vocês pela realização desse trabalho. Boa sorte! =)

    ResponderExcluir