quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

RELATÓRIO

Estudantes do curso de Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus avançado “Profª. Maria Elisa de A. Maia”- CAMEAM, cursando a disciplina Linguística II no segundo período, a qual tem como professor Cezinaldo Bessa.
Ao iniciar as primeiras aulas, o professor passou o PGCC, mostrando como iríamos trabalhar durante o período, uma surpresa com a proposta do professor, em que o trabalho prático seria um blog, que de acordo com três partes descritas no PGCC teríamos que fazer postagens de sínteses, análise de música e outros trabalhos. O professor fez questão de organizar o que iríamos trabalhar em cada aula, ao longo, ocorreram alguns atrasos nas datas por conta de alguns congressos que se realizaram na universidade, mas também tivemos aulas adiantadas por falta de professor em outra disciplina, porém nada nos atrapalhou de prosseguir nessa longa jornada de novas descobertas e aprendizagens.
O primeiro que prosseguimos foram alguns textos, como: “lingüística textual” do livro “introdução á lingüística:domínios e fronteiras” de Bentes, que mostra o percurso histórico da Linguística textual; o segundo foi “Princípios de contrução textual de sentidos” do livro “Introdução á lingüística textual: trajetória e grandes temas” de Koch, que trabalha o processo de contrução textual; terceiro foi “A coesão do texto – como se faz a coesão? Procedimentos e recursos da coesão” do livro “Lutar com palavras: coesão e coerência” da autora Irandé Antunes, que enfoca os elementos coesivos e elementos de coerência. Esses textos serviram como base para a primeira avaliação escrita, não foi satisfatória para nós, porque não conseguimos atingir a nota da média que seria 7,0 pontos.
A segunda parte foi a divisão de textos para os seminário, nosso grupo (Cintia Medeiros e Thais Rosendo) foi o primeiro texto que é da autora Irandé Antunes como o titulo “o que é mesmo a informatividade do texto?” , foi prosseguido a leitura, a formação dos slides, porém com alguns erros, pois na data de apresentar a gente se atrasou um pouco e o segundo grupo com o texto “A intertextualidade” do autor Koch foi o primeiro a se expor, após um intervalo demos inicio a nossa apresentação mostrando aos nossos colegas a essência de um da informação, explicando o que era um texto previsível e imprevisível  assim concluindo o que seria um texto sem informação e com informação. O grupo em que nossa colega Alane Vidal ficou em outro grupo com o texto “gêneros textuais” também e Koch. O quarto e último grupo apresentaram “O texto e a interação verbal” do autor Fontão.
Como segunda avaliação teve também uma prova escrita com duas questões a primeira teríamos que sintetizar o texto que apresentamos no seminário e outra questão com o texto “coerência textual: um princípio de interpretabilidade” do livro “Ler e compreender os sentidos do texto” de Koch e Elias, essa segunda pergunta tivemos que ler um texto e mostrar quais ou qual o(s) tipo(s) de coerência e que sentido lhe atribuía, pois era o que o texto tratava, tipos de coerência como, a temática, estilística, semântica, pragmática e outras.

Por último, o blog como avaliação prática, como falei no início tivemos que postar alguns trabalhos, que teria determinado número de palavras, data certa e avaliação do professor e ainda nossos próprios colegas também tem que postar comentários com no mínimo de 150 palavras em algum blog dos colegas, de acordo com as postagens, e também dividido em três partes. O endereço do nosso blog é www.medeirosrosendo.blogspot.com, primeiramente nós não tínhamos nossa outra companheira Alane Vidal, mas por alguns motivos ela se juntou com a gente, Thaís e Cintia, a criação faz parte da primeira etapa.  O Primeiro trabalho escrito que fizemos foi uma síntese do texto   "A coesão como propriedade textual: bases para o ensino do texto" da autora Irandé Antunes, no texto o enfoque maior é á coesão. O segundo trabalho postado foi um fichamento de resumo do texto “Repensando a textualidade” da autora Maria da Graça Costa Val, que trata dos principais aspectos da textualidade. Ainda como segunda parte a postagem avaliativa foi uma análise musical, na qual cada grupo de cada blog teve que escolher uma música. Escolhemos “Múmias – Biquíni Cavadão”, para nós foi dentre os trabalhos, o mais interessante, a análise seria feita a partir de algum elemento de coesão ou sentido textual da coerência, abarcamos não só alguns elementos coesivos como também os sentidos textuais como intencionalidade, aceitabilidade, intertextualidade, informatividade e situacionalidade.

A penúltima parte é uma resenha crítica do livro “A articulação do texto” de Elisa Guimarães que mostra como é formada e como é dada a compreensão de um texto e de seu contexto, por último um relatório expondo o que alcançamos durante o período. O mesmo tem como objetivo concluir a disciplina, como também rever os textos lidos e demonstrar o quanto a disciplina nos proporcionou novos conhecimentos á cerca do texto, ou melhor, da lingüística textual.



RESENHA CRÍTICA

                     
                 GUIMARÃES, E. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática.88p


Resenha Crítica do livro A Articulação do Texto, da autora Elisa Guimarães


Elisa Guimarães de forma explicativa deixa claro em seu livro, "A Articulação do Texto"  forma como um texto se organiza e a ligação que o mesmo tem com o seu contexto.
Formado não apenas por um amontoado de frases, mas sim por unidades que juntas lhes dão sentido como as palavras que são a sua base. O texto, que é constituído por muitos fatores fundamentais que e intimamente unidos que vai desde a intenção do emissor a mensagem capturada pelo receptor, ele é algo que propaga a comunicação ao meio em que estamos presentes, e nos informa sobre o que estar acontecendo neste meio. Com esta linha de raciocínio podemos dizer que não pode haver um texto sozinho, pois ele deve ser constituído de um todo em que segundo a autora cada elemento que forma o texto depende não apenas de sua forma própria, mas também de seu lugar e de suas relações com o conjunto. Assim pode-se dizer que um texto para estar completo ele depende da sua situação comunicativa, pois o contexto que lhe rodeia é o que o torna pleno, dessa forma um torna-se essencial para o esclarecimento do outro. 
Elisa Guimarães conceitualiza um texto como “um enunciado qualquer, oral ou escrito, longo ou breve, antigo ou moderno” (pag.14), enunciado esse que mostre claramente a presença de um emissor, pois um texto também pode ser determinado como um fragmento, uma frase e até mesmo como uma palavra-frase e não apenas pela junção destes. Com isso o texto é um enunciado objetivo, para que tenha uma significação clara, que vai estar conjunta da coesão e da coerência.  A autora também mostra uma tipologia de textos em que vamos enfocar apenas os textos do tipo, informativo e os textos literários ou ficcionais.
Para Elisa existem “relações que definem a estrutura temática do texto. Essas não se restringem a interação de unidades significativas, mas estendem-se a outros eixos da significação, como: as práticas intertextuais, as operações metalingüísticas, e os procedimentos que asseguram coesão e coerência do texto.” (pag.25).
Temos em mente que os textos trazem a repetição de nomes/lexemas, nomes esses que se referem a expressões já citadas anteriormente. Ao lermos essas expressões nos recordamos do que já foi citado, pois os mesmos estão em um mesmo contexto. 
Em texto um geralmente se tem a presença de “nominações” e “elipse”, onde as primeira referem-se a substituição de um verbo por um nome,e a segunda  o substituto é marcado pela flexão verbal devido o mesmo ser nulo.Vale salientar que para que ocorra a elipse o termo elíptico deve estar transparente em seu  contexto.Para que um texto seja compreensivo a síntese acima é essencial,assim como varias outras.Mencionando a idéia de Elisa a coesão e a coerência são elementos essenciais para a elaboração de um texto assim também como os “elementos lingüísticos” que Forman a” microestrutura do texto” .
No ultimo capitulo do seu livro Elisa se expressa sintaticamente as coordenações e subordinações que são necessárias para a elaboração de um texto, onde esses elementos se unem as relações de “equivalência” e “hierarquia “.
Para Elisa o titulo, o parágrafo e outras partes internas que estão presentes na estrutura de um texto, são fatores de extrema importância para o mesmo, e a autora enfoca bem isso em seu livro a “A Articulação do Texto”. Pois como sabemos um texto é dividido em partes que se completam, e essa completude forma o todo que no nesse caso é o corpo do texto. Com isso percebemos que  há duas hierarquias para essa ordem que são: a forma e o conteúdo.
Em linhas gerais, o livro A Articulação do Texto de Elisa Guimarães mostrar idéias de clareza com relação à organização e a produção de um texto, que é o que realmente chamamos de articulação do texto, que nada mais é que os procedimentos que unem o texto com o seu contexto. Porem o livro no geral traz um grande numero de informações que as vezes tornam-se confusas quebrando a seqüência lógica do texto,o que acarreta dificuldades na compreensão do mesmo.